Curriculo
A Artista Plástica PAZ NÓBREGA, fez a sua formação artística em Pintura, Desenho e História e Teoria da Arte, da AR.CO, Lisboa em 1988. De Nacionalidade Portuguesa reside actualmente em Portugal.
Expondo desde 1986 vem desde 2004 a desenvolver o projecto denominado (IN)FINITO, que consiste em homenagear compositores e a sua música através da pintura, como Chopin, Schumann, Paderewski, Mozart, J. S. Bach, Verdi, Astor Piazzolla, Mahler, Beethoven, Rachmaninov, Shostakovich e outros. Utilizando uma linguagem pictórica de estilo abstracta expressionista, traduz a relação emotiva e a influência que a audição da Música erudita e não erudita tem sobre a sua obra. O projecto (IN)FINITO as telas e as imagens das suas telas estão registados e protegidos com direitos de autor no IGAC – Ministério da Cultura.
INSTITUIÇÕES ONDE ESTÁ REPRESENTADA
Fundação JOSÉ BERARDO, Instituto da Juventude, Companhia de Seguros Fidelidade, Teatro Municipal Baltazar Dias, Santuário N. Sra. Fátima, e Outras Colecções Particulares de Arte.
Em 1989 recebeu um 1º PRÉMIO de Desenho – Jovens Criadores do Instituto da Juventude e Clube Português de Artes e Ideias.
ENTREVISTAS
ENTREVISTADA na RTP MEMÓRIA a 12 de Abril 2011 no Programa " À CONVERSA com PAZ NÓBREGA, PINTORA e escritora de O Anjo Azul " pela jornalista HELENA RAMOS. Com exibição de 2 peças com telas da artista.
OUTRA FORMAÇÃO
* Iniciação à escultura, com materiais recicláveis, da Câmara Municipal de Oeiras.
* Participou no Seminário e ateliers Sementes 2005 promovido pelo Teatro Extremo, “Arte, Educação e Sociedade: O Acto Criativo ou o Outro Lado da Arte”.
Frequentou breves cursos organizados pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Cascais e do Instituto de Cultura e Estudos Sociais, nomeadamente:
* Introdução à História da Música, pela Dr.ª Teresa Castanheira.
* Curso de estímulo à criação literária com a escritora Rita Ferro.
* Património Cultural e Paisagem II, Finisterras e Geografias Sagradas, com Prof. Dr. Paulo Pereira.
* Introdução à Arte Portuguesa Contemporânea com o Prof. Dr. Rui Mário Gonçalves.
Fez parte do Júri no Concurso de Marcadores de Livros feitos por crianças que se realizou na Biblioteca de São Domingos de Rana em 2007.
É mencionada em varias páginas da Internet, catálogos de arte, revistas de Decoração e Arquitectura das Exposições e outros eventos em que tem participado bem como num livro da Vega " As Esperanças Plásticas Portuguesas" de Manuela Synek e Brás de Queiroz.
Fez setenta desenhos para ilustrar uma obra a editar sobre Fernando Pessoa. Ilustrou poemas e textos do Jornal Correio da Manhã.
EM 2008 A CONVITE DOS MÉDICOS DO MUNDO PINTA UMA TELA AO VIVO QUE É LEILOADA SOLIDÁRIA COM AS CRIANÇAS.
CONTO ENCENADO
O fascínio pelo teatro e pela música erudita leva-a a associar as várias artes incluindo a pintura e em 2007 escreve, produz, pinta e constrói alguns cenários e encena o conto "O Anjo Azul.", e dramatiza-o em conjunto com umas amigas. Com excertos de uma sinfonia de Mozart onde interpretou uma canção de embalar tradicional portuguesa às crianças. EM 2008 APRESENTOU-O NAS BIBLIOTECAS DE S. DOMINGOS DE RANA E INFANTIL JUVENIL DE CASCAIS. Com a realização de um atelier temático onde as crianças fizeram Anjos e pássaros.
(Registado na SPA)
LITERATURA - Faz parte da Antologia dos Poetas de Paço de Arcos editada pela Câmara Municipal Oeiras. Escreve poesia e contos para crianças e adultos, não editados.
M Ú S I C A - Estudou canto e teoria da música durante 3 anos. Canta como Soprano Coral.
Em 2009 REALIZOU A EXPOSIÇÃO DE PINTURA intitulada (IN)FINITO na CASA DE SANTA MARIA EM CASCAIS, INTEGRADA NAS COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, onde homenageou Mozart, J. S. Bach, Verdi, Astor Piazzolla, Chostakovich e outros, para a qual convidou um jovem aluno do Conservatório Nacional de Lisboa, com a intenção de apoiar os mais novos a evoluir e a atingir visibilidade artística, JOÃO PEDRO LOPES SILVA, QUE REALIZOU O CONCERTO CROMATISMOS interpretando em guitarra clássica obras de vários compositores.
PAZ NÓBREGA FEZ A LEITURA DO POEMA "CHUVA OBLÍQUA" DE FERNANDO PESSOA.
Em 2010 realiza a EXPOSIÇÃO DE PINTURA “HOMENAGEM À MUSICA DE CHOPIN E PADEREWSKI” no ESPAÇO MEMÓRIA DOS EXÍLIOS no ESTORIL, INTEGRADA NAS COMEMORAÇÕES A ESTES DOIS COMPOSITORES PELA CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS.
Em 2011 entre 16 Abril e 1 Maio realiza na Fábrica da Pólvora de Barcarena a EXPOSIÇÃO DE PINTURA “HOMENAGEM À MUSICA DE LISZT, MAHLER E OUTROS”, com um recital de Poesia na Inauguração, pelo Clube de Poetas de Paço D'Arcos. No encerramento da mesma, foi realizado um CONCERTO DE FLAUTAS TRANSVERSAIS, com as Flautistas Isabela Nóbrega e Rita Cordeiro, que interpretaram peças de F. Doppler e J. S. Bach.
CRÍTICAS SOBRE A SUA PINTURA
1º Prémio de Desenho – Jovens Criadores do Instituto da Juventude e Clube Português de Artes e Ideias. “ … Mudez forçada em humanos e paralelepípedos, incessantemente agitados, onde mesmo as curvas rangem – espaço de Paz Nóbrega … (Fernando Ribeiro – Suplemento DN 19.12.1989). //
FIDELIDADE-MUNDIAL LANÇA 8º PRÉMIO JOVENS PINTORES - O prémio Jovens Pintores foi criado em 1990. Entre as centenas de concorrentes que participaram em anteriores edições deste concurso, destacam-se os nomes de PAZ NÓBREGA, e (…) que hoje conquistaram o seu próprio espaço nas artes plásticas portuguesas.//
“ …Paz Nóbrega, esquematiza pássaros e peixes onde assomam os universos poéticos de Klee...” (LIMA DE FREITAS – Vale de Centiares, 1994 – Catálogo da 3ª exposição Prémio Fidelidade Jovens Pintores).
EXPOSIÇÕES – Selecção entre 1986 e 2017
INDIVIDUAIS
1990-Biblioteca Nacional de Lisboa e em Paris – “ Dispersão”, desenhos s/poesia de Mário de Sá Carneiro.
1991-Teatro Municipal Baltazar Dias, Madeira – “Sonhos e Mitos”. Sheraton Hotel, Lisboa – Retratos, desenhos e aguarelas s/poesia de Fernando Pessoa. Galeria L. Novo Espaço de Arte, Lisboa – “Preâmbulo Amoroso”.
1999-Galeria da Óptica Conde Redondo, Lisboa – “Imitação da Vida”. Tagus Park, núcleo central, Porto Salvo, Oeiras.
2002-Junta Freguesia S. João Brito, Lisboa – “Inocência Ardente”.
2004-Odivelcultur, Galeria do Centro Cultural da Malaposta, Odivelas. Galeria Municipal de Arruda dos Vinhos.
2006-Fórum Municipal Luísa Todi (foyer), Setúbal – “Do Mundo Interior”.
2009 - Casa de Santa Maria, Cascais – " (In)finito ".
2010 - Espaço Memória dos Exílios, Estoril – “ Homenagem a Chopin e Paderewski ”
2011 - Ed. 51 da Fábrica da Pólvora de Barcarena “ Homenagem à Música de Liszt, Mahler e Outros”
COLECTIVAS
1986-Interarte/USL 86 – Escola Superior Belas Artes, Lisboa. 1989/90/91-Galeria Arte do Estoril Sol, Estoril – IV, V, VIII Salão de Primavera. Galeria Viragem, Cascais – Pequeno Formato. 1989-Secretaria Estado Cultura, Galeria Almada Negreiros, Lisboa – Jovem Pintura Portuguesa. Caves Aliança, Lisboa, A vinha e o vinho.1990-Galeria Multiface, Lisboa – A Mais Jovem Pintura Portuguesa. Galeria Junta de Freguesia de Cascais. Biblioteca Nacional de Lisboa Porto e Centro Cultural Português em Paris – Mário de Sá Carneiro, Comemorações do Centenário. Santuário Nossa Senhora Fátima – Jovens Artistas. Casa do Bocage, Setúbal -Cantigas de Maio. Espaço Cinquenta, Lisboa. Galeria Moira, Lisboa. 1991-Soctip, Lisboa – Jovens Pintores. 1992-Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, Minde. 1990/92-Galeria João Hogan, Lisboa – I e III Prémio João Hogan. 1992/93-Fidelidade Jovens Pintores, Biblioteca Nacional de Lisboa, Culturgest, Fundação Juventude do Porto, e Galeria Municipal Caldas da Rainha. 1993-Prémio Nacional de Pintura do Boavista Futebol Clube, Lisboa. 1994/2001-IV/V Exposição Internacional de Artes Plásticas Vendas Novas. Galeria Arte Directa, Lisboa. 1998-Auditório Municipal, Vendas Novas – Arte é Feminino V. 1998/99-II Bienal de Artes do Alentejo, Gavião, Fronteira,Montemor -o-Novo. 1999-Direcção Geral Administração da Justiça, Lisboa – 16 Mulheres, 16 Artistas Plásticas. Galeria Municipal Arte da Golegã – 40 Mulheres. 2000-Artibingo,Gal. de arte, Amoreiras Shopping Center, Lisboa. 2001-Galeria Valbom, Lisboa – Lugar aos Jovens. 2062 Galeria de Arte, Lisboa. 65 A – Galeria de Arte e Decoração, Lisboa. Direcção-Geral Administração da Justiça, Lisboa – Pequeno Formato 2001. 2002-Dia da Mulher, Junta Freg. S. João Brito, Lisboa. Salão Convívio, Sociedade Nacional Belas Artes, Lisboa. 2003-Loures 117 arte, Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe. Bienal de Coruche, I Salão de Artes Plásticas. Castelo do Queijo, Porto. 2005-Galeria Tons da Baía, Cascais. Galeria Valbom, Lisboa. 2008/09/10/11-Galeria Artela, Galerias Passe-Partout, Amoreiras, Oeiras Park, Colombo em Lisboa. Galeria Entry Decor, Oeiras. Mertolarte 2010, Mértola. 2010 - Bibl. S. Domingos de Rana, Projecto "Discover each other trough Water" “Descobrimo-nos uns aos outros através da Água” parte integrante de um projecto financiado pela Comissão Europeia. 2011 - Galeria Entry Decor, Oeiras. Galeria 118, Paço d'Arcos.
Paz Nóbrega